14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, causador da retinopatia diabética, que pode levar à perda de visão

O QUE É A RETINOPATIA DIABÉTICA?

É uma doença complexa e progressiva, que afeta os vasos sanguíneos do olho.

Um material anormal é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina, que é a região conhecida como “fundo de olho”, causando estreitamento e às vezes bloqueio do vaso sanguíneo, além de enfraquecimento da sua parede.

Isso causa deformidades conhecidas como micro-aneurismas. Estes freqüentemente se rompem ou extravasam sangue, causando hemorragia e infiltração de gordura na retina.

Existem duas formas de retinopatia diabética: exsudativa e proliferativa. Em ambos os casos, a retinopatia pode levar a uma perda parcial ou total da visão.

» Retinopatia Diabética Exsudativa: ocorre quando as hemorragias e as gorduras afetam a mácula, que é necessária para a visão central, usada para a leitura.

» Retinopatia Diabética Proliferativa: surge quando a doença dos vasos sanguíneos da retina progride, o que ocasiona a proliferação de novos vasos anormais que são chamados “neovasos”. Estes novos vasos são extremamente frágeis e também podem sangrar. Além do sangramento, os neovasos podem proliferar para o interior do olho causando graus variados de destruição da retina e dificuldades de visão. A proliferação dos neovasos também pode causar cegueira em conseqüência de um descolamento de retina.

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia

 

CONSULTAR-SE COM O OFTALMOLOGISTA PERIODICAMENTE É A MELHOR FORMA DE EVITAR A RETINOPATIA DIABÉTICA E OUTRAS DOENÇAS DO OLHO.

 

Veja também