Presbiopia: saiba mais sobre a doença da “vista cansada”, que atinge quem passa dos 40 anos

Muitas pessoas que ultrapassam os 40 anos passam a ter uma doença ocular característica desta fase da vida. É a presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada” porque a pessoa perde a visão para perto e as coisas à frente ficam borradas. As imagens a menos de um metro de distância perdem nitidez. A pessoa, por exemplo não lê livro, jornal, mensagens no celular, entre outros problemas.

Aumenta a dificuldade também para executar atividades corriqueiras como fazer a barba, tirar a sobrancelha, preencher um cheque ou até mesmo analisar o cardápio de um restaurante.

No Brasil, estima-se que cerca de 75% da população acima dos 40 anos tenha dificuldade para enxergar de perto.

presbiopia_02

O que causa a presbiopia?

A pessoa deixa de enxergar bem para perto porque o cristalino perde a elasticidade com o passar dos anos e o cansaço visual toma conta. A solução é o uso de óculos multifocais, mas há o tratamento com cirurgia a laser, que recupera a visão, dispensando o troca-troca de óculos.

O implante de lentes intraoculares para corrigir a vista cansada é feito em meia hora. Uma lente fina e circular é implantada no lugar do cristalino que, inclusive, corrige também problemas para enxergar de perto, média distância e de longe.

Então, fique ligado! O “braço ficou curto”, procure o oftalmologista!

Veja também