O verão está aí e o cuidado com os olhos deve ser redobrado

oculos-de-sol1O verão está aí, época do ano em que a exposição dos olhos aos raios solares se dá durante mais horas do dia e com mais frequência. Assim como a pele, os olhos também precisam de proteção, pois os raios ultravioletas (UV) atingem com mais intensidade os tecidos oculares, principalmente a córnea.

Não proteger os olhos contra os raios UV pode levar ao desenvolvimento de problemas visuais como a ceratite actínica e o pterígio, conhecido popularmente como “carne no olho”.

SAIBA O QUE É A CERATITE

É uma inflamação na córnea que costumar atingir pessoas que ficaram de 6 a 12 horas expostos ao sol. Os sintomas são vermelhidão nos olhos, dor na região, sensação de areia e fotofobia. Para tratar, devem ser colocadas compressas de água gelada filtrada nos olhos e procurar o oftalmologista o quanto antes.

O QUE É PTERÍGIO

O pterígio é uma alteração na membrana que recobre o olho com uma massa vermelha em direção à córnea. O desconforto pode ser amenizado com o uso do colírio, porém em casos mais graves é necessário procedimento cirúrgico. Por isso, é aconselhável procurar o oftalmologista.

Nos dias quentes, há maior evaporação da camada aquosa da lágrima, contribuindo para o agravamento do olho seco e da fotofobia. O olho seco é caracterizado por olhos vermelhos, sensação de corpo estranho, ardência, coceira e visão borrada. Já a fotofobia é a sensibilidade acentuada a luz que pode estar relacionada às doenças inflamatórias como, por exemplo, a conjuntivite.

oculosÓCULOS ESCUROS

Para garantir a proteção dos olhos contra dos raios UVA, UVB e UVC, não há outra alternativa senão comprar óculos de procedência segura, em óticas. Lentes escuras sem qualidade duvidosa podem ser perigosas, pois o usuário terá sua pupila dilatada, permitindo que uma quantidade maior de radiação atinja as estruturas internas dos olhos.

 

 

Veja também