Moscas de Visão

O que é?

Moscas da Visão são pontos ou machas que aparecem de uma hora para outra como se fosses “ciscos” flutuando e tremelicando bem em frente aos nossos olhos, especialmente em lugares claros ou quando fixamos o olhar em paredes claras.

Causa

Este é um fenômeno, geralmente, inofensivo provocado pelo envelhecimento do humor vítreo – gel que preenche os olhos por dentro. Ao chegar à meia-idade, esse gel vítreo pode começar a engrossar ou encolher, formando assim um pequeno coágulo ou filamentos dentro do olho. O gel afasta-se da parede posterior do olho, provocando um descolamento do vítreo posterior. Elas aumentam com a idade, são mais comuns em míopes. Mas, às vezes, são sinais de doença de retina, ou inflamação dentro do olho (ou mesmo hemorragia). Podem, portanto, significar descolamento de retina, uveíte, entre outros problemas.

Diagnóstico

É necessário consultar um médico, principalmente se já passou dos 45 anos.

Tratamento

O tratamento pode ser feito com laserterapia no próprio consultório médico com o intuito de prevenir o deslocamento da retina, que trata-se de uma patologia ocular grave e que pode levar a perda da visão. As Moscas da Visão são mais frequentes em pessoas que: • sofrem de miopia • foram submetidos a cirurgia de catarata • foram submetidos a cirurgia do olho a laser YAG • sofreram de inflamação dentro do olho

Veja também