HO Redentora realiza atendimento gratuito para prevenção do glaucoma, dia 25 de maio, no Riopreto Shopping

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, pelo quarto ano consecutivo, oftalmologistas do HO Redentora estarão no Riopreto Shopping nesta quarta-feira, 25 de maio, examinando as pessoas e orientando sobre o glaucoma e como preveni-lo. O evento é gratuito e acontece das 10h às 21h, no corredor próximo aos cinemas do shopping. O Dia Nacional é quinta-feira, 26.

O que é o glaucoma

O glaucoma é uma doença hereditária progressiva causada pelo aumento da pressão intraocular, que acaba lesionando o nervo óptico.

Em 80% dos casos, se não for tratado, pode evoluir para perda total da visão. Descobri-lo tardiamente também pode ser perigoso. “O paciente pode ter perdido muito do campo visual. Há casos em que a pessoa começa a sentir dificuldade para se locomover. Ela não nota obstáculos no meio do caminho porque a visão já está danificada”, diz o oftalmologista do HO Redentora.

Grupos de risco

Algumas pessoas merecem atenção redobrada por apresentarem predisposição para a doença:

– indivíduos acima dos 40 anos

– parentes de pacientes com glaucoma

– pessoas de etnia negra ou afrodescendentes (a incidência da doença é quatro vezes maior nesse grupo)

– míopes que utilizam lentes acima de seis graus

– diabéticos que já tiveram traumas ou doenças intraoculares.

O excesso de uso de cortisona também pode contribuir para o surgimento da doença, principalmente se a droga for aplicada diretamente nos olhos, pois seu princípio ativo pode diminuir a produção de humor aquoso, líquido incolor responsável por regular a pressão interna do olho.

Tratamento

Diagnosticado o glaucoma, o primeiro passo é reduzir a pressão do olho. “Para isso é empregada terapia com colírios. Se não for eficaz, lança-se mão de tratamento com laser. Se mesmo assim não houver melhora,então recorre-se à cirurgia.”

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), são registrados 2,4 milhões de novos casos anualmente, somando 60 milhões de pessoas em todo o mundo.

Evento do HO Redentora realizado ano passado, no Riopreto Shopping
Evento do HO Redentora realizado ano passado, no Riopreto Shopping

Veja também