Algumas dicas para cuidar dos olhos

A expressão “os olhos são as janelas para o mundo” não são exagero. Portanto, devemos cuidar muito bem deles. Abaixo, algumas dicas simples para conservarmos a saúde das nossas “janelas”.

Coçar os olhos com muita força faz mal – pode causar várias doença como, por exemplo, o ceratocone, que provoca uma mudança na curvatura da córnea.

Colírios só com indicação médica – as pessoas usam para limpar os olhos, pensando ser inofensivo. Colírio só com recomendação médica. Sabia que há colírios que podem até perfurar a córnea ou causar glaucoma?

Uma consulta ao oftalmologista ao ano é fundamental – O exame de prevenção é a única maneira de evitar os agravos de uma possível doença. Existem pessoas que costumam ir ao médico ocular só para saber o grau dos óculos, e não fazem um acompanhamento. Ai quando recorrem ao oftalmologista, pode ser tarde e já ter afetado a visão.

O oftalmologista pode diagnosticar, por exemplo, problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia, que surgem espontaneamente e prejudicam a visão. Se não corrigidos, além de irem se agravando, podem causar cansaço visual, dor de cabeça e mal-estar, entre outros malefícios. Para as pessoas com mais de 40 anos, o ideal é a consulta a cada seis meses.

Nunca compre óculos de grau em feiras ou camelôs – Primeiro, óculos só devem ser usados após a consulta com o oftalmologista, que indicará o óculos com lentes adequadas. Ao perceber problemas na visão, não compre óculos em feiras ou camelôs. Primeiro porque muito provavelmente não resolverão seu problema e segundo porque, a baixa visão pode esconder doença mais graves como, por exemplo, o glaucoma.

Evitar ficar em frente ao computador ou TV por horas – Horas e horas à frente da tela do computador ou da televisão pode causar coceira, cansaço, lacrimejamento e dificuldade para focalizar imagens. A visão é regulada por um músculo que, se ficar horas contraído para visualizarmos o monitor ou tela, com o tempo, pode ter problemas. Que tal dar uma paradinha de uma em uma hora para descansar os olhos? E nunca fique a distância de menos de meio metro do monitor.

 

 

Veja também